restaurante-museu-e-pousada-grupelli

RESTAURANTE, MUSEU E POUSADA

GRUPELLI

Os hóspedes e visitantes podem contar em suas refeições com as delícias da culinária colonial.

A família Gruppelli, oriunda de Mantova, norte da Itália, se estabeleceu em Pelotas por volta de 1876, adquirindo terras na Colônia Municipal, 7º distrito, onde juntamente com as atividades agrícolas, instalou uma casa comercial e restaurante para viajantes, local que desde então se tornou um "ponto de encontro" de imigrantes italianos e alemães. Característica que ainda hoje se mantém.

Com a participação ativa dos membros da família, puderam desenvolver várias atividades como ferraria, vinícola e fundar, em 1932, o Grêmio Social Boa Esperança, que ainda hoje movimenta, com suas cores verde e branco, a vida social e esportiva da comunidade.

Como o local se mostrou propício para a realização de atividades sociais e esportivas, foi criado em 1936, pelos irmãos Gruppelli, um parque com árvores, bancos e um gramado que se estende até o Arroio Quilombo. Uma área de lazer que desde a década de quarenta atrai turistas em busca de contato com a natureza.

Em 1998, com o objetivo de preservar a memória da região, foi criado o Museu Gruppelli, que conta em seu acervo com artefatos agrícolas, utensílios domésticos, objetos de decoração, material didático, fotografias e documentos, todos relativos às atividades desenvolvidas pela comunidade do 7º Distrito, formada por descendentes das colonizações alemã e italiana. O Museu está instalado em uma antiga propriedade da família, junto ao parque, em um prédio de dois andares, construído no inicio do século XX.

O Armazém Gruppelli é ainda hoje um local que proporciona além de um contato com os produtos coloniais, como queijos, salames e cucas, oferece ao visitante a oportunidade de vivenciar um retorno ao passado, preservando em sua estrutura original.

O sítio conta também com cabanas onde os hóspedes podem contar em suas refeições com as delícias da culinária colonial.

A localidade também se caracteriza como um centro de eventos, promovendo várias atividades sociais e recreativas celebradas durante o ano todo. Confira a agenda dos principais eventos:

Abril

Caça ao Ninho (Festa de Páscoa)

Junho

Arraiá da Norma (Festa de São João)

Outubro

LaboreHaus (Feira de Artesanato rural)

Dezembro

Kolonatale (Festa de Natal)

Informações:


Atividades:
  • Almoço, com buffet de comida caseira, de segunda a segunda
  • Café colonial, somente para grupos e sob agendamento
  • Hospedagem sob consulta
  • Museu Gruppelli
  • Área para lazer.
Observação:
  • Os valores dos nossos programas e serviços são orçados cada um conforme suas características e necessidades. Consulte-nos!
Contato:

(53) 3224-5028

(53) 3224-5094

Galeria

Clique na imagem e confira nossas fotos.
restaurante-museu-e-pousada-grupelli

Vídeos


Restaurante, Museu e Pousada Grupelli

restaurante-museu-e-pousada-grupelli

Mapa

Mapa
Baixar e Imprimir

Localização

(Ex: Rua Felix da Cunha, 56, Pelotas - RS)
© Copyright 2014 Pelotas Colonial