trilha-jardim-espaco-arte

TRILHA

JARDIM ESPAçO ARTE

"Beleza é aquilo que encanta, que tem luz, que tem sentido, significado. Existe a beleza aparente, reconhecida pelo senso comum, e a beleza que está implícita, que está detrás do simplesmente visível, que só é capaz de enxergar quem vai além do aparente,quem busca a essência, quem desvela, permitindo que o apreciado se revele."

José Inácio Santos do Nascimento

Trilha Jardim nasceu no ano de 1998 em Pelotas - Colônia Santa Maria(7º Distrito) - RS. Inserida em um vale montanhoso, com extensa área de mata nativa, diversas e belas trilhas e jardins desenhados e esculturados com amor, arte e criatividade. Este espaço vem sendo construído, dedicadamente, pelo Artista Plástico, Músico e Pós Graduado em Educação: José Inácio Santos do Nascimento.

Trilha Jardim, brota do coração com a potencialidade de um espaço onde as pessoas têm a oportunidade de entrar em processos vivenciais, que possibilitam o acesso á própria consciência expandida (auto-conhecimento), proporcionando o equilíbrio interno, resgatando a auto-estima(ecologia do ser), possibilitando a reintegração ao seu ambiente social(ecologia social) e estabelecendo a harmonia entre o ser humano, o planeta e o universo (ecologia planetária, profunda); pois no Trilha buscamos sensibilizar aqueles que por ali passam, à valorizar a educação ambiental, uma vez que trabalhamos com preservação do meio ambiente.

Propósito do Espaço

Este espaço, não está e será acabado,pois o propósito que possuímos é que seja construído a cada dia, com a participação de todos que interagem harmoniosamente com este lugar, abençoado pelo sagrado original que o constitui.

"Por meio do fazer artístico podemos nos realizar enquanto agentes de transformação de nós mesmos e do mundo ao nosso redor."

José Inácio Santos do Nascimento

Trilha Jardim - Espaço Arte, oferece a possibilidade de desenvolver o valioso potencial artístico existente em cada pessoa, para que se revele por meio da expressão plástica, não só no fazer prático, mas, também, no sentir, pensar e fazer teórico-prático, buscando aperfeiçoar a reflexão e mergulhar no universo sensível de cada um e de grupos.

Cultuando, valorizando e respeitando a transculturalidade local que descende dos índios e dos Negros, pois o Trilha Jardim - Espaço Arte surgiu no ambiente ancestral da Serra dos índios Tapes e seus trinta e três mil metros quadrados de área estendem-se pelo território negro onde existiu o Quilombo.

Este espaço proporciona workshops, encontros, cursos, oficinas, grupos de estudo, palestras, vivências ao ar livre em salas no meio da mata, constituídas a partir dos recursos naturais e vegetais existentes no local, reorganizados e permeados pela percepção estética do Artista Plástico e Paisagista que fundou este ambiente.

Além do trabalho de desenvolvimento do potencial humano por intermédio das técnicas artísticas, este espaço está aberto para líderes de grupos que atuam na área terapêutica e de Qualidade de Vida; assim como também, para retiros de meditação.

Outro seguimento que temos atendido, pois passaram a entender que a vida estende-se por todos as atividades humanas, são equipes de trabalho: temos organizado encontros para grupos empresariais, trabalhando temas diferenciados no mundo do trabalho (valores humanos, espiritualidade no trabalho, relações interpessoais, desenvolvimento de líderes, diminuição do grau de estresse e outros que podem ser propostos conforme as necessidades da empresa).

Os propósitos do Trilha Jardim possibilitam expressar a arte interior, buscando as raízes transculturais que fazem parte do universo interno de cada pessoa, honrando esta herança divina que recebemos. Bem como, possibilita o desenvolvimento da sensorialidade, despertando a criatividade por meio de expressão artística.

Pricípios

"Onde palavra e som se combinam, e soa o canto, a arte se revela, e cada cântico e cada livro, cada imagem, é uma descoberta - uma milésima tentativa de cumprimento da vida una."

Hermann Hesse

Por ser este um espaço catalisador da energia da arte, entendendo arte como toda manifestação cultural humana que suscita emoção, se faz necessário que as pessoas presentes neste local assumam atitudes como: cultivo da alegria, bom humor, gentileza, respeito, cooperação e amor incondicional, mantendo a simplicidade, a harmonia e o equilíbrio, sendo fiéis ao propósito de honrar o Universo, o Planeta Terra, a Vida, O Corpo e o Outro, sempre e o tempo todo.

Quem somos

Trilha Jardim é coordenado por José Inácio Santos do Nascimento, artista plástico, músico, mestre em educação, facilitador de cursos na área da Artes Plásticas.

Na estrutura pedagógica do Espaço contamos com a participação de diversos profissionais que atuam nas áreas de terapias complementares e de educadores que desenvolvem trabalhos nas diferentes áreas do conhecimento.

Mantemos programas abertos ao público em geral e programas realizados em parceria com organizações de diversos seguimentos.

  • Programas abertos são divulgados no período da sua realização e o material de divulgação informa como é possível participar.
  • Programas realizados em parcerias ocorrem com as seguintes organizações:
    1. Turismo cultural - grupos de visitação a rota Pelotas Colonial e passam pelo Trilha Jardim levados por agências de Turismo Receptivo. Em Pelotas ligar para agência Terra Sul, mas recebemos grupos trazidos por diversas agências de toda região Sul.

    2. Trabalhos vivenciais e de imersão ao ar livre - equipes de trabalho de diferentes empresas e seguimentos profissionais são levados ao Trilha Jardim - Espaço Arte por meio da parceria com a Oficina de Gente Gestão de Pessoas em Pelotas.

Informações:


Horário de Atendimento:
  • Atendemos APENAS sob consulta e agendamento.
Observação:
  • Os valores dos nossos programas e serviços são orçados cada um conforme suas características e necessidades. Consulte-nos e participe das atividades do Trilha Jardim Espaço Arte.
Contato:

(53) 8406-7409

(53) 8150-8560

Galeria

Clique na imagem e confira nossas fotos.
trilha-jardim-espaco-arte

Vídeos


Trilha Jardim Espaço Arte

trilha-jardim-espaco-arte

Mapa

Mapa
Baixar e Imprimir

Localização

(Ex: Rua Felix da Cunha, 56, Pelotas - RS)
© Copyright 2014 Pelotas Colonial